Treino de cães-Cão da Serra da estrela | Curso de Obediência Original Caninus

Durante anos as pessoas adquiriram cães da Serra da Estrela, devido às suas qualidades e capacidades de guarda, defesa e proteção e também como companhia de pessoas que residem em locais mais “escondidos” como casas de campo, Quintas.

A ideia de ter um Cão Serra da Estrela reside na sua corpulência e capacidade de intimidação natural, bastando a sua presença para dissuadir os larápios mais aventureiros, sendo em Portugal um cão preferencial para a guarda de instalações e propriedades.

O Cão da Serra da Estrela tem uma apresentação em cachorro que mais parece uma bolinha de pelo, um boneco carinhoso, um monte de pelo e miminhos, crescendo e mantendo todo o seu esplendor, tornando-se a bolinha de pelo num guarda-costas extremamente forte e rápido capaz de passar em aceleração cães de Pastor Alemão e outros teoricamente mais rápidos, uma faceta muito desconhecida desta raça.

O cão da Serra da Estrela é muitas vezes mal compreendido e por vezes tratado e ensinado de modo errado, produzindo efeitos negativos e comportamentos agressivos que são de todo evitáveis.

Facilmente o Cão de Serra da Estrela, através do seu temperamento muito lusitano, não irá aceitar ordens aos gritos, atitudes agressivas, métodos de treino violento, com coleiras de bicos, choques elétricos e outras tretas absurdas, que mais tarde ou mais cedo vão tornar a vida dos donos e do cão num autêntico pesadelo, com o cão a não obedecer e a ficar tenso, muitas vezes agressivo.

O Cão da Serra da Estrela é um “produto” genuíno português que deve ser respeitado, cuidado, e desenvolvido para se tornar num, cão melhor física e intelectualmente.

Pretende-se que o cão não fique tão “rural” desconfiado e isolado e pense que pode viver e conviver tanto em espaço rural como urbano cumprindo as melhores normas de civismo.

O cão da serra da Estrela tem vindo a evoluir e a modernizar-se através do trabalho apurado e seletivo dos melhores criadores, que muito tem contribuído para evolução da raça em Portugal e no estrangeiro.

O Cão da Serra da Estrela é um cão poderoso, ágil, rápido e extremamente resistente fazendo lembrar o espirito lusitano de luta, sacrifício e muita teimosia.

É um cão pouco organizado e tem alguma dificuldade de concentração é desconfiado na presença de terceiros e não terá qualquer vergonha ou dificuldade de “andar a dentada” se o chatearem muito.

Para os donos tem duas versões, tão depressa se esquece que já cresceu, que é grande, pesado, poderoso e brinca como se fosse um cachorro saltando para o colo do dono, ou é desagradável, brigão, reguila, desobediente, mostrando o seu desagrado pela forma menos correta que foi tratado no passado, não direi vingativo, não acredito nisso, mas detém uma memória prodigiosa e extremamente longa, não perdoando facilmente quem o desrespeitou.

O cão da Serra da Estrela quando chega ao Caninus Hotel e Instrução Canina, vem principalmente quando já tem um “físico crescido e jeitoso” e quando já fez algumas asneiras, muitas vezes asneiras grandes e repetidas,

Gostaríamos que os donos dos Cães da Serra da Estrela começassem a treinar quando o seu cão é cachorro seria mais fácil para o dono e poderíamos evoluir mais e mais rapidamente.